Gato

Animais de Estimação: Gatos

Atualmente existem cerca de 250 espécies de gatos domésticos de pequeno e médio porte. A expectativa de vida varia conforme o seu tamanho e raça, mas em média vivem de 15 a 20 anos.

De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares pelo mundo. Os gatos são naturalmente caçadores, caçam roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.

Os gatos foram domesticados primeiramente no Oriente Médio, nas primeiras vilas de agriculturais. Foi quando muitos homens deixaram de ser nômades e se tronaram agricultores. Com o armazenamento de cereais apareceram os roedores e para evitar que estes roedores estragassem o seu alimento os gatos foram trazidos para o convívio dos seres humanos.

Conheça algumas curiosidades sobre os gatos no post (Curiosidades sobre os gatos)


Alimentação

Os gatos são classificados como carnívoros, tendo a sua fisiologia orientada para a eficiência na digestão de carnes. Os gatos não-domesticados, abandonados, sem-dono ou domesticados se alimentam de 8 a 16 refeições diárias, apesar disso os animais adultos podem se adaptar a uma refeição diária.

Os gatos não produzem a sua própria taurina ( um acido orgânico essencial). Esta substancia esta presente no tecido muscular dos animais, o gato precisa se alimentar de carne para sobreviver. A falta desta substancia pode levar a segeira do gato.

É recomendado, para os gatos domésticos, deixar a alimentação a disposição ao longo do dia, porem deve-se tomar cuidado com a quantidade para evitar a obesidade. Os gatos não consomem muita água e por isso é recomendado oferecer ração úmida, pois assim eles se hidratam. As rações secas fazem com que os gatos bebam mais água, porem possuem alguns cereais que não é muito natural para os gatos.

Veja uma receita saborosa de petisco para gatos no post(Petiscos para cães e gatos feitos em casa)




Higiene

Os gatos são animais muito higiênicos, passam horas por dia limpando o seu pelo com a língua, utilizam a superfície áspera de sua língua para remover partículas de pó e sujeiras. Porem com isso acabam ingerindo pelos e muitas vezes regurgitam bolas de pelos.

Naturalmente os gatos enterram as suas urinas e fezes, evitando assim que o cheiro denuncie a sua presença para presas e predadores. Quando o local não possui terra natural é aconselhável disponibilizar caixa de areia, pois o gatos por instinto ira fazer as necessidades na caixa de areia.

Adestramento

Ao contrário que muitas pessoas pensam é possível adestrar um gato, eles só prestam atenção no que interessa. Mas com paciência é possível ensinar algumas coisas para o seu gato. Porem você deve saber que os gatos só prestam atenção em uma rotina apenas por 5 min, por isso não adianta passar horas tentando ensinar os seu gato que não vai adiantar e só vai cansar os dois.

Com o adestramento vai proporcionar ao dono que se aproxime mais do seu gato lhe compreendendo. Os gatos são independentes e só vão aceitar o adestramento se entenderem que o seu bom comportamento vá lhe trazer algum beneficio seja ele um carinho ou petisco.

Veja mais sobre comportamento dos gatos no post (Gatos: Comportamento e Curiosidades)


Acomodações

Os gatos tem algumas necessidades bem especificas para se sentirem confortáveis no seu novo lar. Uma delas é a de ter um lugar bem confortável para dormir e relaxar, os gatos gostam de lugares altos para que possam observar o movimento e se proteger de predadores. Providencie algumas prateleiras que formem uma escada que eles possam escalar, no mercado possui alguns arranhadores para gatos que tem andares, alguns com tocas outros apenas com um lugar para o gato se deitar.

Falando em arranhadores, os gatos tem a necessidade de gastar e afiar as suas unhas, por isso que se você não tem um arranhador a disposição do gato ele pode acabar usando os seus moveis para afiar as unhas. Os gatos também gostam de se esconder, muitas vezes se enfiam em caixas, potes ou qualquer buraco que possa se enfiar. Por conta disso ao invés de pensar em uma casinha para o seu gato pense em tocas. Ele também gosta de caminhas e rede para que ele possa relaxar.

Veja mais sobre tocas para gatos no post sobre camas e casas ecológicas (Camas e Casas Ecológicas)

Postagens mais visitadas