Porquinho da Índia

Animais de Estimação: Porquinho da Índia

Porquinho da Índia
Apesar do nome o porquinho da índia não é porco e nem indiano, a origem do nome vem por causa do seu local de origem as Índias Ocidentais, hoje conhecido como continente Americano. Onde alguns povos os criavam para alimentação.

Quando eles chegaram na Espanha tornaram-se moda e se espalharam por toda a Europa como animais de estimação. Hoje em dia é normal encontrar eles a venda em petshops e agropecuárias no Brasil.


Veja também os cuidados que devem ser tomados com os porquinhos da índia durante a gestação no post (Porquinhos da índia: Gestação, cuidados e curiosidades)


Alimentação


A alimentação dos porquinhos da índia devem ser tratadas com seriedade pois elas garantem a saúde e bem estar deles, e uma alimentação deficiente pode causar doenças intestinais ou a morte deste animalzinho. Os porquinhos da índia devem ter a possibilidade de comer pequenas quantidades de comida ao longo do dia. Isso possibilita que a a comida seja transportada continuamente para o estomago e o intestino que é muito bom para este animal e a interrupção deste trafico alimentar pode causar inchaço.

Os porquinhos da índia possuem deficiência de vitamina C, por isso a alimentação dele deve conter esta vitamina para suprir a necessidade fisiológica dos porquinhos. A alimentação dos porquinhos da índia deve ser equilibrada com a ração, legumes e vegetais (ricos em vitamina C) e frutas, o ideal é que as frutas sejam secas, mas também podem ser dadas frescas, mas evitando as mais acidas, pois o acido pode causar feridas na boca do porquinho da índia.

Os dentes do porquinho da índia crescem continuamente e para desgastar os dentes eles precisam estar sempre roendo (comendo), mas cuidado para não dar comidas muito calóricas, intercale os alimentos e nunca deixe um alimento fresco ficar muito tempo a disposição do bichinho pois estragam rápido.

Veja mais cuidados e dicas de alimentação para porquinhos da índia no post(Adotar: Porquinho da Índia)


Higiene


Os porquinhos da índia são animais muito higiênicos, eles se limpam com frequência se lambendo como gatos. Os banhos não devem ser dados com frequência pois retiram a proteção da pele e os deixam vulneráveis a infecções. O maior cuidado deve ser tomado com o alojamento, pois este deve ser limpo diariamente para evitar doenças.

Os porquinhos com pelo comprido devem tomar banho com mais frequência e dependendo da raça deve ser até tosado para evitar o acumulo de sujeito na pele. Mensalmente é recomendado que as unhas dos porquinhos da índia sejam cortados, pois quando as mesmas não são desgastadas ou aparadas podem prejudicar a locomoção do porquinho da índia e podem causar feridas nas patas.




Adestramento


Os porquinhos da índia são animais dóceis e se adaptam com facilidade, por conta desta facilidade em se adaptar que é possível ensinar algumas coisas para o seu porquinho da índia, ta certo que você não vai conseguir que ele te de a patinha ou se finja de morto. Mas com o convívio eles podem responder ao ser chamadas pelo nome.

Mas o normalmente é ensino ao porquinho da índia o local que devem fazer as necessidades e a beber água nos bebedouros para roedores. Normalmente eles fazem necessidades nos cantos e longe da água, da comida e do local onde dormem, mas podem ser ensinados a fazer as necessidades em banheiros (caixas higiênicas) com serragem. Mas para que este banheiro continue sendo utilizado é necessário que o mesmo seja limpo diariamente, pois um banheiro sujo pode causar o desinteresse do animal.

Acomodações


Mais conhecido como alojamento, é o local onde o porquinho da índia ira passar seu dias e noites por isso deve ser um local confortável, limpo e seco. Podem ser usadas gaiolas ou cercados, você pode optar por fazer o alojamento de madeira. No mercado não existem muitas variedades de gaiolas especificas para porquinhos da índia, mas antes de comprar uma você deve ver se o tamanho é compatível, ela não deve ser pequena de mais pois mesmo que hoje o seu porquinho seja pequeno porque é filhote não esqueça que ele ira crescer. E em todas as fazes da vida dele a gaiola deve ser confortável.

O tamanho recomendado para 2 porquinhos da índia é de 1 m² ou maior, na falta de uma gaiola especifica para porquinho da índia opte por comprar gaiolas para coelho, por serem grandes, . Mas cuidado com o piso, pois normalmente o chão das gaiolas são de grade e nem sempre elas são removíveis, apesar de facilitar a limpeza podem machucar os pés dos porquinhos e até provocar fraturas e ferimentos.

Se o fundo da gaiola seja de grade não-removível forre a mesma utilizando tecido soft e por baixo uma toalha ou um tapete higiênico para cães, para absorverem a urina, o jornal também pode ser usado mas absorvem pouca urina e devem ser trocados com frequência.

Neste caso o ideal é que seja colocado e ensinado ao porquinho da índia a utilizar a caixa higiênica ou o banheiro para roedores. Eles ajudam a manter a gaiola mais limpa.

Postagens mais visitadas