Cachorro

Animais de Estimação: Cachorro


Pug
cachorro é um dos mais antigos animais de estimação que conhecemos. O primeiro mamífero canino conhecido é o lobo cinzento do continente asiático a mais 100 mil anos, ao longo dos tempos o ser humano foi domesticando estes animais, o homem realizou uma seleção artificial destes animais por características físicas, comportamentais e por suas aptidões gerando assim uma diversidades de raças de cachorros que variam em pelagem e tamanho dentro de suas próprias raças. Atualmente classificados em diferentes grupos e categorias. Os chamados vira-latas ou SRD são definidos para animais sem raça definida ou mestiços descendentes.

A especificativa de vida de um cachorro pode varias de acordo a sua raça, tamanho e estilo de vida. Em média um cachorro pode viver de dez a vinte anos. Outro fator que garante que o cão tenha uma longa vida são os cuidados que o mesmo recebe ao longo de sua, cuidados importantes como manter a vacinação em dia, cuidados com higiene e com a saúde.

O cachorro é conhecido como o melhor amigo do homem, pois não importa a sua raça eles sempre estão juntos de seus donos, fazendo companhia, eles percebem quando o seu dono está triste e precisando de um carinho. Já teve casos onde os cães identificaram doenças em seus donos antes mesmo que o médico confirmar.

Por sua capacidade de aprendizado e pelo seu olfato apurando eles são treinados para ajudar as pessoas com deficiência visual, eles também ajudam os policiais a rastrearem drogas escondidas e atualmente estão em treinamentos para localizar doenças e cuidar de pessoas com doenças, eles avisam quando um diabético tem que tomar insulina ou se seu dono desmaiou.

Os cães são realmente magníficos e muito versáteis, mas ainda com tantas qualidades eles continuam sendo animais sensíveis que como nós precisa de atenção, carinho e cuidados específicos. Nunca esqueça que seu cachorro precisa de carinho, então mesmo que você chegue em casa cansado, estressado ou até mesmo irritado, deixe isso de lado e de um pouco de carinho ao seu amiguinho, brinque com ele, afinal ele esperou horas até ver você novamente, sentiu saudade e só quer o seu carinho, ele não vai te perguntar nada e nem pedir explicações pela sua demora, ele só quer atenção e carinho. E fazendo carinho nele você vai perceber que o seu dia ira melhorar.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Veja Também

Dicas de Alimentação para Porquinho da Índia

Animais de Estimação: Hamster
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alimentação

Os cães precisam de alimentação balanceada, com nutrientes e calorias necessárias para suprir suas necessidades energéticas. As rações secas comercializadas hoje já possuem tudo o que o seu cão precisa para ser forte e saudável.

No mercado existem diversos tipos de rações (secas, semiúmidas e úmidas), com diversos sabores e várias marcas. Sempre alimente o seu cão com a ração especifica para a idade dele, pois em casa fase de sua vida precisa de nutrientes diferentes para garantir uma alimentação de qualidade e não deixar faltar nenhum nutriente.

Mas tome cuidado para não dar muita comida para o seu cachorro pois isso pode causar obesidade e provocar diversas doenças. Os filhotes comem 3 ou 4 vezes ao dia em pequenas quantidades, já os adultos comem apenas 2 vezes ao dia na quantidade indicada pelo fabricante da ração.

Veja como evitar a obesidade em cães no post (Obesidade Canina: Como Evitar a Obesidade em Cães)


Higiene

Aquelas pessoas que pensam que cachorros e gatos podem tomar banho diariamente devem ficar atentas pois quando se trata da saúde de cães e gatos o excesso de banho pode deixar ele exposto a alergias e outras doenças.

Isto ocorre pois ao dar banho tira a camada de proteção da pele deixando ele exposto a diversas doenças e alergias, o recomendado é que o intervalo entre cada banho seja de 30 dias no inverso e 15 no verão. E para evitar o mau cheiro nos cães e gatos é recomendado escovação do pelo, em cães e gatos de pelo longo o ideal que a escovação ocorra diariamente para retirar pelos soltos e as células mortas.

Adestramento

A escolha de um pet é um momento único,  você pode comprar de criadores, em lojas de pet shop ou adotado em feiras de doação. Os cães são fofos, companheiros, peludos e quando são filhotes com suas carinhas lindas, fazem as pessoas lhe tratarem como bebês. Mas o encanto dura por dias até ter seus chinelos comidos, pé da mesa roído e cocô e xixi espalhados pela casa inteira.

Felizmente gritos, castigos e violência não iram resolver o problema, mas sim uma educação com reforço positivo. Nesta hora que o adestramento entra, para que você não perca a paciência, com o adestramento correto você terá um fiel e companheiro para todas as horas, sem surpresas desagradáveis.

Veja mais sobre adestramento de cães no post (Adestramento: Ensinando seu cão a não destruir a sua casa)


Acomodações

O local onde o seu cão vai ficar é uma decisão que deve ser tomada antes que ele chegue. Se você vai optar por deixar ele no patio da sua casa deve-se ser providenciado uma casinha pra ele, confortável e do tamanho proporcional do seu cão, se ele chegar filhote e se tiver tendencia em ficar de porte médio ou grande o ideal é que você já providencie a casa para o tamanho que ele ira ficar, pois os filhotes crescer rápido e assim você evitar de ter que se preocupar com uma nova casinha.

Mas se o seu cão ira ficar dentro de casa, providencie um cantinho só pra ele, onde ficará a caminha dele e os brinquedos. Certifique-se que seja um local que o proteja do frio e do calor. Um item a se pensar é colocar na sua porta uma portinha para o seu cachorro assim ele vai poder sair para fazer as suas necessidades sem que você tenha que levantar.

Veja algumas dicas de casas e camas ecológicas no post (Camas e Casas Ecológicas)


Mesmo que o seu cão tenha acesso ao patio, ou que o seu pátio seja grande isso não significa que ele não precise sair para passear. Reserve 30 minutos do seu dia para levar o seu cão para passear.

Dicas para deixar o seu cachorro feliz:

Animais de Estimação: Filhotes de Cachorro
  1.  Leve seu cão para passear: Reserve um tempo e leve o seu amiguinho pra caminhar, correr, brincar. Cachorros precisam se exercitar para relaxarem. Pois se o seu amigo não se exercitar vai ficar ansioso e começar a roer tudo pela frente.
  2. Forneça água sempre limpa: É muito importante deixar a disposição água sempre limpa e fresca, existem vários tipos de bebedores, mas se você optar por colocar água em uma vasilha comum lembre sempre em trocar a água e limpar a vasilha, porque água parada pode virar viveiro de insetos.
  3. Alimentação: Procure sempre fornecer ao seu amigo a ração ideal para sua idade, cuidando sempre os nutrientes da ração. Você também encontra petiscos que são um ótimo meio para agradar o seu cachorrinho. Entre varias opções de ossos, tem uns que limpam os dentes como exemplo o  Osso Dental Menta que ajuda a prevenir problemas nas gengivas e seu delicioso aroma de menta, ajuda no hálito fresco. Além disso, ele é um ótimo produto para combater a remoção de tártaro e da placa bacteriana.
  4. Mantenha vacinação em dia: As vacinas para cachorro tem o mesmo propósito do que a para humanos previnem doenças. Leve o seu cachorro ao veterinário com frequência e cuida para vacinar corretamente o seu amiguinho. 

Confira a tabela da vacinação canina:

    Vacinas para Cães


    Postagens mais visitadas