Furão

Animais de Estimação: Furão

Pet: Furão
O Furão é mais conhecido como animal de estimação nos EUA, onde ele é considerado o terceiro animal de estimação mais procurado, o cachorro é o primeiro e o gato o segundo.

Ele é considerado um ótimo animal de estimação por raramente morderem ou arranharem os humanos, também são companheiros para brincadeiras, são bem ágeis e curiosos.

Ao contrario que muitos pensam o Furão não é um roedor, ele é um carnívoro, e como os gatos, tem como presa os ratos e coelhos.

Não se sabe ao certo quando os furões começaram a ser domesticados, mas provavelmente eles entraram nas nossas vidas para caçar roedores. Em alguns lugares eles continuam sendo usados para a caça, mesmo sendo proibida esta pratica nos dias de hoje.

Mais informações sobre o Furão


É proibido criar furões no Brasil, pois em muitas regiões no Brasil o predador natural dos furões estão extintos, e a sua proliferação descontrolada pode ser considerada uma praga. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis exige que os furões sejam castrados e munidos de um microchip ao entrarem no país, bem como que sejam acompanhados de um documento legal contendo uma declaração de responsabilidade pelo animal por parte dos criadores, obrigando-os a informarem, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, qualquer decisão de doação ou venda do mesmo.

Todos os Furões a venda no Brasil são importados, por isso tanto o valor de compra e manutenção são elevados.

A expectativa de vida dos furões varia de 8 a 13 anos, podem pesar de 400 g a 2 kg e medem, em média, de 35 cm a 60 cm, com a cauda incluída e os machos podem ter o dobro do tamanho da fêmea.

O valor de um Furão no Brasil pode varias de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00.


Alimentação


O Furão é um animal estritamente carnívoro, na sua dieta deve conter de 32% a 38% de proteína e de 15% a 20% de gordura. Frutas, cereais, comidas doces ou frutos secos devem ser evitados pois o sistema digestivo deles é incapaz de digerir corretamente estes alimentos, provocando doenças no animal, tais como a insulinoma entre outras.

Existem no mercado uma grande variedade de comidas para furões, disponíveis em lojas para animais de estimação. Comidas para gatos e gatinhos também podem ser usadas, uma vez que possuem uma grande quantidade de proteína e gorduras, essenciais para o metabolismo do animal.

Higiene


Para os furões não é recomendado banhos muito frequentes, em geral os veterinários recomendam banho uma vez por mês, porem alguns criadores raramente o fazem, exceto quando ocorra algo que justifique a lavagem. Os banhos frequentes podem, de fato, aumentar o cheiro natural do animal, já que a sua pele repõe a oleosidade natural perdida no banho. Um furão pode tomar banhos anuais.

A maioria dos furões trocam de pelo duas vezes no ano, uma na primavera e outra no outono. Durante estes períodos é recomendado a escovação regular, para proteger contra a ingestão de pelos em grande quantidade. Outro cuidados que se deve ter com os furões é o corte frequente das unhas e a manutenção de uma boa limpeza das orelhas do animal.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Veja Também

Dicas de Alimentação para Porquinho da Índia

Animais de Estimação: Hamster
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Adestramento


Os furões são extremamente inteligentes, não enxergam muito bem mas o seu faro e audição são excelentes. Como qualquer outro animal pode ser adestrado, os mais novos aprendem mais rápido mas os adultos também são capazes de ser adestrados porem precisam de mais tempo e paciência.

O método aplicado para treinar o furão é do reforço positivo, com petiscos e carinho. Como os gatos, os furões também podem ser treinados para fazer as suas necessidades na caixa de areia. E como os cachorros, você pode ensinar truques para o seu furão, como: rolar, obedecer a chamados e a ficar em seu ombo. E para passear com o seu furão, você pode treinar ele a passear de coleira, de inicio podem não gostar, mas depois vão se divertir.

Acomodação


Os furões não são animais de gaiola, eles devem sem criados soltos, como os cães e gatos, ou até disponibilizar um comodo inteiro para o pet. Por serem ágeis e curiosos, é recomendado que antes de decidir levar um furão para casa, ela deve ser preparada para recebe-lo.

Em ambientes domésticos tem bastante facilidade em passar por buracos nas paredes, em armários, atras dos moveis e eletrodomésticos, onde podem se ferir ou até mesmo morrer devido a choques elétricos. Eles gostam de mastigar objetos macios como borracha, isopor ou esponjas, estes materiais são muito perigosos se forem ingeridos pois podem bloquear o sistema digestivo e causar a morte do animal.

As portas de telas são frágeis as unhas dos furões, se tornando rotas de fuga do animal, os furões tem pouco sentido de orientação e quando se encontram perdidos não conseguem retornar ao lar, e ficam vagando sem rumo, se não forem encontrados podem morrer em poucos dias.

Vacinação


É recomendado que o furão seja levado ao veterinário uma vez por ano, os furões costumam esconder os sintomas de doenças, por isso deve-se ficar atento a qualquer mudança de comportamento do animal, a fim de efetuar uma consulta imediata ao veterinário.

É recomendado a vacinação contra o vírus cinomose, pois pode causar a morte do furão. E nos países onde é permitida a criação domestica, a vacinação contra a raiva é exigida, apesar da incidência desta doença nos furões sejam baixas.

Postagens mais visitadas