Hamster

Animais de Estimação: Hamster


hamster
Hamster
Para você que esta pensando em ter um animal de estimação e pensou na hipótese de ter um hamster, mas não sabe muito sobre eles, pois aqui vamos falar um pouco deste pequeno roedor.

hamster é um mamífero pertencente a família dos roedores, acredita-se que surgiu na década de 30 com diferentes origens o que define as suas raças. Hoje é possível encontrar em todo o mundo.

Quanto custa um hamster: Os hamsters são vendidos em petshops ou criadores, o valor de cada hamster pode variar conforme a sua raça. O valor pode variar entre 6 a 60 reais dependendo do ponto de venda.

Raças de Hamster

Hamster Anão Russo
Tamanho: 10 cm a 12 cm
Expectativa de vida: 1,5 a 2 anos
Existem duas espécies distintas neste grupo: Hamster Anão Russo Campbell e o Hamster Anão Russo Siberiano. O que diferencia as duas espécies é a tonalidade da pelagem.

Hamster Sírio
Tamanho: 15 cm a 20 cm
Expectativa de vida: 1,5 a 2 anos
Não deve ser colocado junto a outros hamster após os 2 meses de idade, pois são agressivos e devem ser mantidos sozinhos. É uma espécie de fácil domesticação e podem se tornar doceis e confiáveis.

Hamster Roborovski
Tamanho: 4 cm a 5 cm
Expectativa de vida: 3 a 3,5 anos
Esta espécie é dócil e raramente morde, porem é pouco adotada como pet por ser mais difícil de criar, entretanto é a que mais vice e é a menos raça do mundo.

Hamster Anão Chinês
Tamanho: 10 cm a 12 cm
Expectativa de vida: 2 a 2,5 anos
A importação desta espécie foi proibida pelo IBAMA ( portaria 93/98 ). Mas são criados em outros países como Pets.



Gaiolas para Hamsters

Atualmente no mercado existes diversos modelos de gaiolas para hamsters, mas antes de escolher a gaiola você deve levar em consideração o tamanho do hamster que você escolheu, pois como algumas gaiolas possuem tuneis e canos se o seu hamster for grande ele pode ficar preso nos tubos.

O seu hamster vai precisar de uma toca, espaço para se exercitar, um comedouro grande pra que ele possa entrar e pesado para que ele não vire, bebedouro especifico para roedores, serragem para forrar a gaiola, areia higiênica para o banheiro.

A maioria das gaiolas já vem equipadas com tocas e rodas de exercícios. Os hamsters adoram brincar e correr então escolha uma gaiola que atenda todas as necessidades dele.

A gaiola deve ser limpa 2 vezes na semana no minimo.

Higiene dos Hamsters

Nunca de banho no seu hamster, pois ele faz isso sozinho. E para que eles possam ficar limpos basta você colocar num lugar reservado na gaiola um banheiro com talco para banho especifico para roedores e deixa que eles fazem todo o trabalho.

Alimentação para Hamsters

Eles comem praticamente de tudo, você pode intercalar a ração com algumas frutas e verduras, mas nunca em exagero. A ração deve ser oferecida 2 vezes ao dia e nunca deixe um alimento perecível mais de 1 dia na gaiola pois ele estraga e pode deixar o seu hamster doente.

Dica: Não caia na tentação de comprar mais de um hamster pois se for um casal logo você terá uns 20 filhotes e se forem do mesmo sexo eles podem brigar até a morte.

Manual Completo de Como Cuidar de um Hamster

Estes foram alguns cuidados básicos que você precisa saber antes de ter um hamster, se você gostou e vai querer um hamster como animal de estimação, veja o manual completo no link abaixo:



Postagens mais visitadas