Adotar: Cachorro
Dicas para Adotar um Cachorro
Esta pensando em aumentar a família e ter um animal de estimação? Nesta hora a maioria das pessoas questionam a hipótese de ter um cachorro, principalmente as crianças.
Mas esse é um passo bem grande e que vai mudar a rotina de toda a família e por isso você deve pesquisar muito bem antes de levar um novo membro para a sua casa.
Lembre-se: Não importa a raça, o tamanho, a idade, o temperamento ou o tipo, todos os animais devem ser tratados com carinho e amor.
Necessidades de um Cachorro e Situações a considerar:
- Espaço disponível: Onde você mora? Tem muito espaço ou mora em apartamento? Parece que não faz diferença, mas isso deve ser a primeira coisa a se pensar por que cachorros precisam de espaço, e você vai dividir esse espaço com ele, o tamanho do cachorro deve ser proporcional ao espaço disponível.
- Acomodação: Você já pensou aonde o seu amigo vai dormir? Aonde ele fará as suas necessidades? Estes lugares são muito importantes para garantir uma boa convivência, e não estou falando em colocar um jornal no chão e pronto!! O seu cachorro não saberá aonde deve fazer as necessidades e nem as regras da casa se você não educar ele. E para a educação é preciso tempo e muita paciência.
- Alimentação: A ração escolhida deve conter as vitaminas ideais para a idade do seu cão, nem toda ração é igual e cada cão é diferente do outro, exemplo: um filhote precisa de uma ração cheia de vitaminas e que seja mais mole porque os seus dentes ainda estão se desenvolvendo e as vitaminas para ele crescer com saúde.
- Veterinário: Você deve estar preparado para tratar das doenças do seu cão, você pode precisar correr com ele para o veterinário no meio da noite. Esse cuidado gera custos não planejados.
- Saúde: Assim como as crianças os cachorros também precisam ser vacinados corretamente para que não sofram com doenças futuras e até morrer pela falta da vacinação. (Veja o post sobre os cuidados com a saúde do seu cachorro, possui um calendário de vacinação).
- Todos da sua família devem estar de acordo com a decisão de se ter um cachorro em casa, para que não haja conflitos desnecessários.
- A idade dos moradores também é importante considerar, pois um filhote vai precisar de alguém com disposição para brincar e passear.
- Fique preparado: O seu cão pode mastigar os seus calçados, revirar a sua horta ou jardim, mexer no lixo ou até fazer xixi pela casa inteira, então fique pronto para lidar com essas situações e até evita-las.
- Filhote ou Adulto: Filhotes necessitam de mais cuidados com o seu crescimento, precisam de mais tempo para aprendizado, mais tempo disponível para brincadeiras, costumam morder as pessoas e os móveis, possuem muita energia e por isso pula nas pessoas e correm mais, e ainda podem chorar quando ficam sozinhos ou a noite. Cães adultos são mais calmos, não mordem as mãos, não arranham, não pulam e não destroem (existem exceções, é claro, mas são exceções,e voltamos à questão de escolher bem). São mais fáceis de treinar para fazerem suas necessidades no lugar certo e para ficarem sozinhos, e, o mais importante, já tem sua personalidade definida.
- Macho ou Fêmea: Ao contrário dos cães machos, as cadelas amadurecem mais rápido em seu comportamento diário. Geralmente, os cachorros tem brincadeiras mais agressivas e aparentam ser quase como eternos adolescentes. Além disso, as cachorras não tem a necessidade em demarcar territórios pelos cantos da casa, atitude comum entre os machos. Outra atitude que diferencia os sexos e sua decisão na hora de ter uma cachorra é que os machos tem praticamente por instinto natural a necessidade de proteção, o que lhe favorece a ser um cão de guarda e proteger a família. Mas, apesar de não ter essa característica natural, a cachorra pode ser adestrada para conseguir desempenhar essa função tão bem quanto o macho. Ao mesmo tempo em que essa necessidade natural pode favorecer os machos, outra característica comum entre os cachorros é o espírito em buscar aventuras, o que pode inclusive facilitar para que ele fuja de casa. Nesse sentido, é muito menos provável que uma cachorra deixe seu lar, até por se apegar mais fácil aos membros da família. Possivelmente a mais sensível diferença entre os machos e as fêmeas e que deve ser levada em consideração na adoção é o período de cio. Neste momento é inevitável haver mudança em suas atitudes. Outro inconveniente é a atração dos machos, porém ela pode ser amenizada com sprays que disfarçam o cheiro de cio da cadela – mas que, lembre-se, só devem ser utilizados sob orientação de um médico veterinário. Caso não seja de desejo do dono passar por este momento, a castração é a dica mais aconselhável.
- A média de vida de um cão é de 10 a 20 anos.
Estas são algumas dicas e itens que você deve conhecer antes de adotar ou comprar um cachorro, caso ainda não tenha se decidido ou queira pesquisar mais, afinal existem mais bichinhos que você pode aptar para ter como amigo e levar para a sua casa.
Aguarde os próximos posts com mais dicas para lhe ajudar a escolher um animal de estimação.
Obrigado e até o próximo post!!