Adotar: Gatos
Dicas para Adoção de Gatos
No post anterior falamos sobre dicas para quem quer adotar um cachorro, e algumas informações se repetem...
Antes de adotar um animal de estimação você deve ter ciência que é uma vida, com necessidades como qualquer ser humano, você terá gastos com alimentação, produtos de higiene e para cuidar da saúde do seu amiguinho.
Nunca adote um bichinho no impulso, porque eles não são brinquedos que você brinca um pouco e joga num canto.
Os gatos são conhecidos como animais independentes, mas não se engane eles precisam de vocês e gostam de ser bem tratados. Um erro comum que os donos de gatos cometem é deixar os gatos darem uma voltinha na rua sozinhos, essa é uma atitude muito perigosa pois apesar deles gostarem de sair não significa que eles podem ficar na rua, na rua existem diversos perigos como o trafego de carros, apesar dos gatos serem bem cuidados todos correm o risco de serem atropelados. Outra pessoa pode pegar o seu gato por pensar que ele não tem casa ou pior existem pessoas cheias de mas intensões que maltratam e até matam gatos. Por isso eu aconselho não deixe o seu gato dar voltinhas na rua, leve ele pra passear, existem coleiras de gatos para passeios e de identificação. Não é uma sena muito comum mas garante que seu gato passeie sem correr riscos de saúde.
Segue agora algumas informações sobre os gatos:
- A expectativa de vida de um gato domestico é de 15 a 20 anos.
- Eles tem a necessidade de arranhar para se exercitar e gastar as unhas, você pode evitar que ele arranhe os seus móveis comprando um arranhador pra ele que esta disponível em petshops e levar ele no petshop para cortar as unhas.
- Eles gostam de lugares altos, você pode colocar na sua casa prateleiras em forma de escada para o seu gato subir nelas e descansar.
- Os gatos dormem bastante.
- Conforme pesquisas ter um gato alivia o stress do dono.
- Gatos também tomam banho, não todo dia, mas é preciso para manter o seu bichinho saudável e também é bom um banho nos dias muito quentes para aliviar o calor do seu gatinho.
- Castre o seu gato, nas fêmeas evita gestação indesejada e que os gatos da rua ficarem na sua casa, e nos machos evita que ele fuja de casa para ir atras das gatas no cio.
- Vacine o seu gato.
Vacinação Felina:
É, sem dúvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o gato adulto. Os animais devem ser imunizados antes terem contato com outros gatos adultos ou filhotes. Existem muitas doenças virais que podem acometê-los e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos animais mais jovens.Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarréia, e previamente vermifugado.
Se isso não for observado, pode ocorrer falha vacinal, ou seja, o organismo não responder plenamente à vacinação.
As vacinas que seu gato deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar de seu animal. As vacinas múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e anti-rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação. Abaixo, um calendário para a vacinação de filhotes, com as vacinas existentes no mercado:
GATOS:
Vacinas: múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e anti-rábica- 45 a 60 dias: 1a. dose vacina múltipla (rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e leucemia felina,clamidiose)
- 21 dias após a 1a. dose: 2a. dose vacina múltipla
- a partir de 4 meses de idade: anti-rábica
Estas são as vacinas disponíveis no mercado. Cabe ao veterinário decidir o melhor esquema para cada animal.
Gatos adultos que nunca foram vacinados ou filhotes que já passaram da época de vacinação devem receber 2 doses de vacina múltipla (intervalo de 21 dias entre elas) e 1 dose de vacina anti-rábica. Isso também vale para gatos de procedência desconhecida, quando não se tem conhecimento ou certeza sobre o histórico de vacinação. Nunca atrase a vacina anual de seu gato mais que um mês. Se acontecer isso, além da dose anual, pode ser que ele precise receber uma dose de reforço também.
Não se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade, a menos que a gata nunca tenha sido vacinada, pois as vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados da mãe para a cria.
Bom estas são algumas dicas e cuidados que você deve saber antes de adotar um gato.
Obrigado e até o próximo post. ;)