Adotar: Porquinho da Índia
Dicas sobre adoção de Porquinho da Índia
Muitas pessoas não sabem, mas antes de levar um porquinho da índia para casa deve-se conhecer um pouco mais sobre eles e ter mais cuidados para garantir uma vida longa do seu amiguinho.
Dica importante: os porquinhos da índia vivem em sociedades e ficam melhor com companhia, então prefira adotar dois porquinhos, mas o ideal que se sejam do mesmo sexo, pois um casal acaba por ficar mais tempo separado por causa do período fértil da fêmea.
Cuidados com a alimentação
Existem rações ideais para os porquinhos com vitaminas e nutrientes que eles precisam, nunca de ração de hamster pois as necessidades deles são diferentes, intercale a ração com frutas, verduras, alfafa, feno e grama. Os porquinhos da índia tem deficiência de vitamina C, por isso deve-se dar alimentos ricos em Vitamina C.
Segue a piramide alimentar:
Alimentos Proibidos
Alguns alimentos podem ser altamente tóxicos para os porquinhos da índia e não deve –se passar por perto da alimentação deles:- Batatas em geral – contêm uma substância parecida com cianeto, é altamente tóxico;
- Verduras claras – não supre as necessidades da vitamina C e ainda pode causar diarreias irreversíveis;
- Alface – inclui tudo que existe nas verduras claras citada acima, e é uma das verduras que tem sérios problemas de agrotóxicos nas folhagens, além de causar gases e diarreias;
- Frutas cítricas – como limão, pode ferir desde a boca ao estômago do seu animal, perigo de aberturas de feridas;
- Alimentos humanos industrializados, doces, salgados, frituras – nem pensar! Alguns de nossos alimentos contêm proteína animal, excesso de óleo, e os doces então, tudo muito prejudicial ao seu animalzinho de estimação.
- Rações de coelhos que contenha proteínas animais como farinhas ou vísceras de carne ou rações de coelhos de produção contém hormônios que leva um porquinho da índia a óbito.
Sempre leia atentamente as composições de rações para seu porquinho da índia.
Dicas Para Alojamentos
Você pode alojar seu porquinho em uma gaiola ou cercado no chão, que é a melhor opção no caso de se possuir vários animais.
O tamanho mínimo de uma gaiola para um ou dois animais é de 80×80 cm de piso, sendo que quanto maior for, melhor será a qualidade de vida deles.
Porquinhos-da-índia fazem muita sujeira, sendo necessário limpar o alojamento a cada dois dias.
A gaiola pode ser revestida com jornal, o que facilitará depois a limpeza. Também se pode usar serragem ou feno, mas aconselho que seja revestida com areia de gato, pois além de higiênica mascara o cheiro da urina que é bastante forte.
Aconselha-se a não usar madeira ou qualquer material com capacidade de absorção na construção do alojamento, pois são muito difíceis de se limar completamente; sempre ficará um pouco de urina retida, e o resultado disto será um cheiro desagradável. Também a madeira pode abrigar parasitas, sendo depois muito mais difícil de se exterminar com eles. Além de tudo isso, porquinhos-da-índia são roedores e como tais certamente irão destruir em pouco tempo qualquer coisa que consigam roer, e madeira é uma delas.
Você pode utilizar como casinha o mesmo cubo usado para casinhas de chinchilas.
Por serem animais tímidos, é necessário que se providencie locais próprios para esconderijo, onde se sintam seguros. Isto pode ser feito usando-se casinhas, que podem ser do tamanho de uma caixa de sapato (se for abrigar um único animal, e maiores se forem mais indivíduos), com uma pequena abertura, suficiente apenas para entrarem com facilidade. Essa casinha pode ser feita com acrílico opaco, que é um material leve e fácil de limpar, mas também pode ser de outros tipos de plástico ou outros materiais. Até mesmo uma caixa de sapato virada de cabeça para baixo com uma abertura pode servir, mas terá que ser trocada regularmente à medida que vai ficando suja.
Jamais aloje seu porquinho-da-índia numa espécie de aquário, como os usados para hamsters, pois eles necessitam de ventilação.
Linguagem dos porquinhos da índia
- Cuíí, cuíí, cuíí ! = chamar a atenção de alguém. Pode ser o filhote abandonado chamando por sua mãe, ou um porquinho faminto implorando por comida ao seu dono.
- Cuíííííííííííí !!!!! = simboliza medo e desespero.
- Purr = prazer e segurança. Pode ser emitido por um macho fazendo a corte, por um porquinho-da-índia sendo acariciado.
- Drr = sinal típico de alerta a sons desconhecidos, altos ou desagradáveis
- Resmungo, som baixo e curto = manter contato com os outros
- Bater os dentes = estão brabos ou querem avisar o oponente de que não estão gostando de algo.
- Chorinho = som normalmente emitido pela fêmea não receptiva às tentativas de corte do macho.
Sexagem: Como Identificar o sexo dos Porquinhos da Índia
Fêmea
Uma das maiores duvidas das pessoas na hora em que vão escolher seus porquinhos é sobre o sexo, pois se levar por engano um casal ao invés de um par, logo virão filhotes e muitos filhotes. Nesse caso é necessário que se tenha a certeza do sexo dos porquinhos. Nas fêmeas o órgão genital tem o formato de um “Y”, e se pressionar a parte superior nada acontece.
Macho
Nos machos o órgão genital tem o formato de um “i”, e a parte superior é maior do que nas fêmeas. Nos porquinhos adultos pode-se identificar facilmente as “bolinhas” do porquinho, a esquerda e a direita. Se pressionar o órgão genital aparece o penes dele.Reprodução
A corte envolve um comportamento bastante característico que inclui sons e linguagem corporal.O macho se aproxima da fêmea fazendo prrr e “rebolando”, fica parado levantando uma vez a pata traseira direita, outra vez a esquerda, esta dança é chamada de “Rumba”.
Mesmo se a fêmea estiver no cio, irá ignorar o macho no inicio, depois tentará se aproximar e ele ou ela ira levantar a cabeça para o outro lamber o pescoço, este é um sinal de carinho e parece ser definitivo para mostrar que a fêmea esta pronta, embora algumas vezes seja suprimido da corte.
Porquinhos-da-índia, como a maioria dos roedores, se reproduzem com uma rapidez fantástica.
As fêmeas atingem a maturidade entre 1 (um) e 3 (três) meses de vida, e os machos aos 2 (dois) meses.
As porquinhas entram no cio, basicamente uma vez a cada 18 (dezoito) dias, sendo que este dura cerca de 24h(vinte e quatro horas), mas a presença do macho pode fazer com que a sua ovulação ocorra antes do tempo previsto.
As fêmeas depois de grávidas passam a evitar os machos, e perto da hora do parto, procuram um lugar seguro para dar à luz.
Apesar das fêmeas serem boas mães, não são muito carinhosas, muitas vezes caminham por cima dos filhotes fazendo com que rolem no chão, na hora da comida, são capazes de arrancar a comida da boca dos filhotes, mesmo que tenha comida de sobra, e isso pode ser feito com tal violência que pode levantar o filhote do chão.
Mas defenderão ferozmente suas crias de qualquer agressor e atenderão correndo cada vez que gritarem por atenção.
Quando houver mais de uma fêmea com filhotes, as fêmeas podem formar berçários, ou seja, um lugar onde ficam todos os filhotes e todas as fêmeas, e todas as fêmeas amamentam todos os filhotes.
Em geral, o local do berçário não é o mesmo que o resto do grupo utiliza como refúgio, os filhotes podem ser deixados sozinhos por várias horas, enquanto a fêmea se alimenta.
Nunca reproduza uma fêmea com menos de 400gr (quatrocentas gramas), ou com menos de 3 (três) meses de idade, pois fêmeas muito novas, podem perder as crias, e ter dificuldades na hora do parto.
Saúde
É sempre importante que se fique atento a saúde do seu porquinho, para isso o ideal é você fazer um exame semanal de saúde, para sempre estar atento, a qualquer sinal de doença deve-se ser ágil pois por ser um animal muito pequeno, uma doença pode complicar com muita rapidez, levando o porquinho ao óbito em um ou dois dias.Exame semanal de saúde
Pese seu porquinho-da-índia uma vez por semana e registre, para saber de qualquer alteração.
Observe os dentes incisivos: se estão partidos ou descolorados, se estão sendo gastos corretamente, se estão muito grandes ou se o porquinho baba.
Examine as patas: verifique se tem calos, se as unhas estão muito grandes, se tem algum inchaço.
Observe as orelhas: verifique se não há sujeira dentro das orelhas, se estão irritadas, se não estão machucadas por alguma briga.
Examine a pele: procure protuberâncias ou altos, principalmente por baixo do queixo, verifique se não há feridas, pulgas, piolhos.
Examine as genitais: se a área esta molhada ou inflamada, se possui um macho, aprenda como verificar o ânus e o saco perineal, como macho marca o território, pode ficar material da cama ou da forragem da gaiola alojado no seu saco, os machos mais velhos podem necessitar de um limpeza regular, no caso das fezes não saírem normalmente. Quando pegar um macho, coloque a sua mão por baixo da anca, sentirá algo duro dentro da bolsa se o porquinho estiver com fezes retidas.
O que é normal e o que não é normal?
- Fezes: As fezes devem ser uniformes e ovais, da cor castanho médio a escuro. Fezes esverdeadas e com cheiro podem (caecal pellets) que os porquinhos-da-índia ingerem (necessários para uma boa nutrição). Fezes maciças podem indicar retenção de fezes. Fezes mais pequenas e/ou em forma de lágrima podem indicar desidratação e/ou que o porquinho esta comendo menos. Diarréia pode ser uma ameaça a vida do porquinho. Se as fezes forem apenas mais moles, pare de dar vegetais temporariamente e isso ajudará. No caso da diarréia procure um veterinário imediatamente, pois pode indicar uma séria infecção por parasitas ou bactérias.
- Urina: A urina deve ser de cor clara ou um pouco escurecida, o que causa esse escurecimento são compostos de cálcio. A urina normal não é de textura arenosa, urina seca normal pode deixar um pó branco composto de cálcio, mas a urina de textura arenosa pode indicar lixo na bexiga. Algumas vezes a urina pode mudar para uma cor alaranjada, quando fica depositada por algum tempo. Porquinhos-da-índia muito novos muitas vezes têm a urina com uma cor alaranjada ou acastanhada. Uma urina com cheiro demasiado forte pode ser um sinal de desidratação. Sangue na urina não é normal e pode ter como causa uma infecção urinária, pedras na bexiga ou (nas fêmeas) problemas reprodutivos como infecções no útero.
- Perda de peso: é um sinal precoce de várias doenças, para ajudar a monitorar a saúde do seu porquinho, pese ele uma vez na semana, todas as semanas. Faça um manual, onde você deve anotar os registros de peso semanais, os tratamentos, e etc., para estar ciente de qualquer alteração em seu histórico. Apesar do peso do porquinho mudar ligeiramente durante o dia, uma perda de peso de 55g a 85g pode ser sinal de um problema. Se o porquinho perder 115g ou mais, procure um veterinário imediatamente.
- Consumo de água: O consumo de água é diferente para cada porquinho, se o porquinho comer bastantes e diferentes vegetais (molhados e ainda úmidos), pode parecer que o porquinho bebe muito pouca água. Se esta preocupado com isso, procure sinais de desitratação. O consumo excessivo de água pode indicar diabetes ou um não funcionamento correto dos rins. Outra razão pode ser dor, animais doentes (especialmente com problemas molares) podem não conseguir comer, mas bebem água excessivamente. Certifique-se que seu porquinhos não esta apenas brincando com o bebedouro, ou que o bebedouro não esteja vazando, se suspeitar que seu porquinho esta bebendo água demais.
- Olhos: Os olhos devem estar limpos e simétricos, olhos com crostas são um sinal de infecção por bactérias. Trate possíveis ferimentos nos olhos imediatamente para prevenir a perda de um olho. Olhos aguados podem significar desidratação. Alguns porquinhos-da-índia desenvolvem uma perturbação chamada “olhos de ervilha”, na qual a conjuntiva branca (membrana dos olhos) esta visível. Procure tratamento se existem lágrimas, crostas ou vermelhão (inflamação). OBS.: Os porquinhos-da-índia segregam usualmente um fluido leitoso e branco que serve para limpar o focinho.
Medicação Perigosa:
Todos os antibióticos afetam a flora intestinal do porquinho-da-índia. Alguns são mesmo tóxicos e podem causar uma diarréia que levará o porquinho ao óbito. Aamoxicilina (amoxicillin, encontrada na Clavamox) é muitas vezes prescrita errada por veterinários inexperientes. Não permita que o veterinário prescreva amoxicilina ou qualquer outro medicamento com base de Penicilina. Um veterinário experiente em porquinhos-da-índia não deve nunca prescrever um destes medicamentos e deve estar apto a providenciar uma lista mais completa de medicamentos tóxicos.Medicamentos que devem ser evitados: Esta lista inclui alguns dos mais mortais antibióticos, evite estas substancias, assim como seus derivados e genéricos. Estas substancias podem causar uma diarréia fatal e irreversível, logo, não devem nunca ser usadas e só vão piorar o problema.
- Amoxicilina (amoxicillin);
- Ampicillin;
- Bacitracin (bacitracina);
- Cephalosporins;
- Cephalexin;
- Cefazolin;
- Chlortetracycline;
- Clindamycin;
- Dihydrostreptomycin;
- Streptomycin;
- Erythromycin;
- Lincomycin; Oxytetracycline;
- Penicillin (penicilina);
- Cefadroxil.
Como identificar doenças porquinho-da-índia:
Porquinhos-da-índia são ótimos animais de estimação, mas eles podem rapidamente ficar doentes e precisar de tratamento com igual rapidez. Por ser um animal pequeno, a doença pode se tornar irreversível com muita rapidez, por isso ao primeiro sinal de doença devemos começar o tratamento.Abaixo alguns sinais de doenças:
- Falta de apetite é um importante sinal de doença, porquinhos comem muito durante o dia para o intestino ficar sempre em atividade, e quando eles não comem algo esta errado. Em alguns dias os porquinhos comem mais e em outros comem menos, mas uma notável falta de apetite por mais de um dia deve soar um alarme.
- Isto pode soar estranho, mas as mudanças nos hábitos intestinais pode ser outro sinal de doença.
Higiene
Os porquinhos costumam se lamber igual aos gatos, mas um banho não faz mal, mas sempre com água morna e shampoo neutro ou para gatos. Mas o ideal é dar banho uma vez por mês quando esta bem quente, ou então uma vez a cada três meses.
Os porquinhos da índia são ótimas companhias mas requerem bastante cuidado, cuide bem do seu amiguinho!
Obrigado e até o próximo post....