Como cuidar de cachorro idoso?

Dicas de Cuidados com Cachorro Idoso

Quando pensamos em cachorros logo nos vem a mente filhotes fofinhos e adultos espoletas, mas da mesma forma que é para os seres humanos eles também envelhecem, e é nesta hora que da aquela dor no peito, por que todos sabemos o que acontece em seguida.

Não é um assunto muito agradável de se falar, mas é necessário. Por que é nessa hora que eles mais vão precisar de nós, de nosso amor, carinho e compreensão. É nesta hora que eles vão precisar de mais cuidados especiais.

Meu cachorro ta velhinho, e agora?

Antes de me aprofundar no assunto quero compartilhar com vocês o porque escolhi este tema. Bom, hoje a minha mãe me procurou pedindo dicas, por que o nosso cachorro mais velho o Totó não esta querendo comer.

Foi nessa hora que me veio " nossa o Totó já esta bem velhinho, será que já ta na hora dele?Espero que não". Hoje o Totó mora com os meus pais e meus irmãos, mas quando ele chegou era pequenino, fofinho e espoleta, eu ainda morava com os meus pais e muito cuidei dele. Infelizmente não tenho nenhuma foto dele aqui para mostrar para vocês, mas ele sempre foi muito lindo, com seu pelo de cor castanha e tamanho médio.

Estive com ele na sua juventude e uma parte na sua fase adulta, mas na sua fase idosa não estou tão perto assim, mas sinto a mesma dor que sentiria se estive perto, porem estando longe não posso cuidar dele.

Voltando a pergunta da minha mãe sobre alimentação a melhor opção é procurar um veterinário, pra ver se ele não está doente.

Agora vamos falar de cuidados necessários com o seu pet velhinho.

Cuidados necessários para seu Pet

Com a idade avançando o seu pet vai ficando mais lento, mas isso não significa que você precise para de levar ele para passear, mas sim deve continuar com os passeios, porem o ritmo da caminhada quem define é o seu cão. Não exija muito dele, não prolongue os passeios e evite passear quando as condições climáticas estiverem estremas, ou seja, muito frio ou muito quente pois desta parte da sua vida a sua imunidade esta mais baixa e com isso pode ficar doente com mais facilidade.

Não realize grandes mudanças na sua casa e nas coisas do seu cachorro, não mude a cama do seu cão de lugar ele pode se perder e com isso causar stress no seu cão. Mas cuide para não deixar a caminha dele exposta ao frio, ao vento ou ao calor, procure deixar ele em um lugar bem agradável.

Eles vão querer ficar mais tempo deitados, mas cuidado você pode deixar ele descansar mas cuide pra que ele não fique longas horas deitado pois isso pode causar diversos problemas de saúde e até feridas. Procure sempre fazer com que ele se mova.

Brinque com ele, você pode continuar a realizar as mesmas brincadeiras, sempre cuidando para que ele não se machuque, é muito importante que seu cão saiba que você continua tratando ele da mesma forma de sempre. A brincadeira estimula a mente do seu cão, fazendo assim que ela sempre fique ativa.

Banhos regulares é muito bom, mas sempre evitando exageros, a quantidade de banhos e seus intervalos vão depender da necessidade do cão. Cuidar da pelagem é importante para que você mantenha o cuide se seu cão esta com alguma ferida, calombos ou caroços e caso uma desses casos forem localizados é fundamental que você o leve ao veterinário.

Veterinário, ele sempre foi fundamental para a saúde do seu cão e na velhice ele será indispensável, já que graças a ele doenças podem ser diagnosticadas e tratadas corretamente. E será junto ao veterinário que a decisão mais importante será tomada, para evitar que o seu cão passe seus últimos dias sofrendo.

Nesta fase da vida do seu cão ele também precisara de massagens, que você pode fazer, com as mãos e fazendo movimentos circulares para estimular a circulação do sangue e aliviando dores.

Amor para a vida inteira 

Cada animal é único e o amor que sentimos por eles também. Eles nunca serão substituídos mesmo que novos filhotes cheguem cheios de vida e energia, o seu velho amigo continua com o seu espacinho.

Tem algumas pessoas que levam novos filhotes pra casa para fazer companhia ao seu velho amigo e para amenizar a dor de sua perda, algumas pessoas acreditam que isso pode dar uma sobrevida para o seu cão, mas nunca o substituindo.

Nunca esqueça de dar muito amor para o seu velho amigo e de fazer com que seus dias sejam muito agradáveis.


Obrigado e até o próximo post!!

Postagens mais visitadas