Conheça mais sobre o brincalhão Airedale Terrier

Continuando com o nosso aprendizado, hoje vou apresentar para vocês o Airedale Terrier. Esse carinha é bem apegado ao seu dono, bastante brincalhão e um ótimo guarda. Saiba mais detalhares desta raça tão bonita e descubra a sua história.

Airedale Terrier


raças de cachorros
O Airedale Terrier é um típico cão terrier, de tamanho médio, ativo e musculoso. É um cachorro de expressão profunda, ágil, veloz, de movimentos rápidos e precisos, muito atento ao que ocorre ao seu redor. Seu caráter revela-se na expressão dos olhos e na posição das orelhas e da cauda.

A cabeça do Airedale Terrier é bem balanceada, com stop apenas visível, focinho bem cheio à frente dos olhos e trufa preta. Os olhos são relativamente pequenos, de cor escura, não proeminente. As orelhas são em forma de V, portadas lateralmente, sem estarem fora de proporção em relação ao tamanho do cão. A cauda, de boa força e substância, é inserida alta e portada alegremente, sem curvar-se sobre o dorso.
A pelagem do Airedale Terrier é dura, densa e aramada, mas não tão longa a ponto de parecer esfarrapada. O pelo é deitado reto e bem fechado, cobrindo corpo e pernas. Enquanto o pelo mostra-se duro e rígido, o sub pelo é mais macio, mais curto, oleoso, excelente para caça na água, pois é praticamente impermeável e bem resistente ao frio.
A parte superior do tronco (sela) é preta ou grisalha, assim como o topo do pescoço e o topo da superfície da cauda. Todas as outras partes do corpo são marrons. As orelhas podem ser de cor castanho escuro, e pode ocorrer um sombreado em torno do pescoço e ao redor do crânio.
A altura dos exemplares machos da raça Airedale Terrier pode variar de 58 a 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já as fêmeas da raça medem de 56 a 59 cm. O peso dos exemplares da raça Airedale Terrier fica em torno dos 20 kg.

Porte: Médio

raças de cachorros
Características: Quase da altura de um pastor alemão, o Airedale é conhecido como o rei dos terriers, por ser o maior deles. Este cão aparenta força e elegância e é muito resistente às doenças. Sua cabeça longa possui uma poderosa mandíbula e uma barbicha que chama a atenção de todos. A pelagem tem um fundo negro ou cinza escuro, com manchas avermelhadas ou amareladas. A cabeça e as pernas são da cor amarelo trigo e o pêlo é duro e espinhoso (sendo difícil ser penetrado pelas águas da chuva e dos rios). Resistente e com grande porte, o Airedale Terrier é um sentinela e cão de assalto. Possui um faro bem apurado e agilidade para nadar, fatores que fizeram dele também um ótimo caçador em áreas pantanosas e alagadiças. O Airedale Terrier adapta-se a qualquer clima e ambiente, desde que haja um mínimo de espaço para correr. Apesar de vigiar o lar com grande disciplina e coragem, atacando o inimigo se necessário, é um animal brincalhão e muito paciente com crianças.

Necessita, constantemente, de ter a companhia do homem e de receber muita atenção. Se esse cão for abandonado por muito tempo, tenha cuidado, pois, nessa situação, ele pode se tornar um cão muito feroz. Entre todos os tratos que essa raça exige, o único que merece a atenção especial do criador é o manuseio da pelagem. Grande e consistente deve ser tosquiada duas vezes por ano, durante as épocas da mudança do pêlo, para permanecer imponente e bela.

História da Raça Airedale Terrier


Também considerado um bom cão de guarda, o Airedale Terrier foi originalmente criado por operários da pequena cidade de Leeds, situada às margens do rio Aire, em Yorkshire, Inglaterra. A raça foi criada a partir do cruzamento entre o antigo Terrier Preto e Castanho, hoje conhecido como Welsh Terrier, e o Otterhound. O Kennel Clube Inglês reconheceu formalmente a raça Airedale Terrier em 1886.
Sua função original era a de destruidor de ratos e caçador de toca, mas também desempenhava frequentemente outras atividades relacionadas a caça. Nessa época, os terriers acompanhavam os caçadores junto à matilha. Equanto os farejadores buscavam e perseguiam suas presas, os terriers eram responsáveis em desempenhar a difícil função de continuar a perseguição dentro das tocas. Esses cães precisavam, portanto, demonstrar, além de resistência para a perseguição, um elevado grau de coragem para enfrentar sozinhos a presa e arrancá-la de dentro das tocas, que eram escuras e apertadas. Mais tarde, a raça Airedale Terrier foi amplamente utilizada com grande bravura durante a Primeira Guerra Mundial para levar mensagens aos soldados e também para encontrar soldados feridos no campo de batalha.

Cuidados com o Airedale Terrier


Essa é uma raça muito ativa que precisa de exercícios intensos todos os dias. Mas essa necessidade pode ser atendida com uma longa caminhada, uma corrida mais intensa ou com alguns momentos para caçar e brincar em área segura.
Fontes:
Guia de Raças - http://www.guiaderacas.com.br/afghan.shtml

Obrigado e até o próximo post!!

Postagens mais visitadas