Obesidade Canina: Como Evitar a Obesidade em Cães

Cachorro Obeso


A obesidade correspondente ao excesso de gordura corporal e, nos cães, pode estar ligada a falta de atividades físicas, estresse, má alimentação ou difusões hormonais. Conforme estudo realizado pela Association for Pet Obesity Prevention (Associação para Prevenção da Obesidade em Animais de Estimação) nos Estados Unidos 52,6% dos cães estão acima do peso ou obesos e no Brasil estima-se que este problema atinja 40% dos cães. Nos gatos esta porcentagem aumenta, segundo a mesma pesquisa 57,6% dos gatos nos Estados Unidos estão com sobrepeso ou obesos.

Como acontece com os humanos a obesidade é risco para a vida dos pets, mas ao contrario de nós a culpa pelo excesso de peso não é do seu cão, e sim sua. Pode ser algo forte para ser dito mas é a pura verdade afinal os cachorros e gatos não conseguem abrir a geladeira e armários para pegar a comida.

Eles comem oque nós damos. Porem isso não acontece de propósito, acontece sem percebemos por vários motivos. Um dos principais motivos é a correria do dia-a-dia, pois nesses casos muitas vezes colocamos comida para o dia inteiro e nesta hora que ocorre o exagero, para evitar que o cachorro passe fome acabamos deixamos mais comida do que ele precisa e como os cães não sabem regular a alimentação e comer nas horas certas e eles comem tudo que conseguem até ficarem satisfeitos, por comer descontroladamente acabam engordando muito.

Como Evitar a Obesidade em Cães


Para evitar que seu cachorro se torne obeso não basta você simplesmente diminuir a comida dele e pronto. Você deve cuidar dele como um membro da família e da mesma forma que deixar ele comer de mais faz mal deixar ele sem comer também. Para lhe auxiliar a evitar que seu cão fique obeso separei algumas dicas pra vocês.

Exercícios e Brincadeiras

Você pode não saber mas passear com seu cão faz bem pra você e principalmente para o seu cão. Não é necessário que o passeio dure muito apenas 30 min diários já é o suficiente, encaixe na sua rotina um passeio com seu cachorro em uma hora do dia com temperatura agradável para ambos.

Alem dos passeios as brincadeiras diárias também ajudam a manter o seu amigo pet em forma e feliz, pois como já vimos o estresse é uma das causas da obesidade em cães. Não precisa ser uma brincadeira elaborada, uma simples brincadeira com bola já esta de bom tamanho. E ainda pode ser feita em casa ou no parque.

Alimentação na Hora Certa

Sei que por causa da correria do dia fica difícil controlar a nossa alimentação imagina cuidar do seu cão, mas precisamos nos esforçar e cuidar da alimentação dos cães, pensando em nos ajudar que foram criados diversos tipos de comedores para cães e gatos. Mas não são todos que conseguem regular a alimentação dos cães, pois a maioria vai liberando a comida conforme o cachorro come e com isso ele come de mais e não é isso que queremos.

Precisamos de um comedouro que nos substitua e de a comida na hora certa e na quantidade ideal. E isso é possível graças aos comedouros automáticos, na Cobasi tem dois tipos de comedouros automáticos um é o Eatwell Lite, ele possui dois reservatórios de comida com tampa, onde você programa com 48 horas de antecedência as duas horas no dia que o seu cão poderá comer. E o outro é o Eatwell Plus este possui mais compartimentos para comida e você pode programar a alimentação para mais de um dia que é ideal para quando você precisa fazer uma viagem e não pode levar ele com você.

Visitas Regulares ao Veterinário

Ao contrario que muitos pensam levar seu cachorro no veterinário não é só nos casos de doenças ou vacinas e sim deve ser feita regularmente para fazer checapes e prevenir doenças mais graves.


Estas são alguns cuidados básicos para prevenir que seu cão fique obeso, mas se o seu cão já esta acima do peso veja o post e conheça as doenças causadas pela obesidade, sintomas da obesidade e como tratar a obesidade. (Obesidade Canina: Doenças, Sintomas e Tratamento da Obesidade em Cães).

Postagens mais visitadas