Alimentos proibidos para cachorros


Alimentos proibidos para cachorros

Os tutores estão sempre querendo encher de mimos seus cachorros, afinal como não ama-los, eles são carinhos, companheiros, fieis, fofo em fim o melhor amigo de todos. Mas o que os tutores devem sabem que não é todo alimento que comemos que o seu pet pode comer, e não se trata apenas de consequências como o cheiro forte das fezes, as consequências vão de doenças graves e até a morte. 

A lista de alimentos proibidos para os cachorros é longa e ainda existem algumas que não constam na lista porque ainda estão em fase de testes, por isso evite dar o que você come para o seu cachorro, opte por alimentos desenvolvidos especialmente a eles. Hoje existe uma variada quantidade de petiscos tem até sorvete para cachorro. 

Meu cachorro pode comer chocolate?

cachorro não pode comer chocolate
Sabe quando você esta saboreando aquele chocolatinho e o seu cachorro fica te olhando comer, praticamente implorando por só um pedacinho? Resista não de chocolate para o seu pet, pois o chocolate possui teobromina, uma substancia similar a cafeína. Mesmo que em pequenas quantidades, a sua ingestão pode provocar vômitos, diarreia, sede excessiva, além de tremores, convulsões e alteração nos batimentos cardíacos.

Um pequeno pedaço de chocolate ainda pode causar alergias e provocar uma intoxicação grave levando a morte do seu pet. Mas como falei anteriormente, hoje o mercado pet esta com muitas variedades de guloseimas para seu cachorro e uma delas é chocolate desenvolvido exclusivamente para animais, esse chocolate o seu cachorro pode comer e ele vai amar. Sempre consulte o veterinário antes de dar algo novo para o seu pet.

Outros alimentos que são proibidos para os cachorros


Confira agora uma lista com outros alimentos que são prejudiciais aos cachorros:

Uva e uva passa: Podem causar insuficiência renal precoce, vômitos e podem deixar o cão bastante apático.

Noz Macadâmia: Este tipo de nozes, se ingeridas, geram uma intoxicação grave com sintomas que incluem tremores musculares, fraqueza ou paralisia dos membros superiores, vômitos, temperatura corporal elevada e frequência cardíaca acelerada. Por isso mesmo uma pequena quantidade desta noz causa envenenamento no cachorro e até mesmo a morte.

Alho e cebola: Ambos causam os mesmos efeitos negativos na saúde dos cachorros, o que ocorre tanto em suas versões cozidas, desidratadas, em pó e até mesmo cruz. Estes alimentos podem ser responsáveis pela destruição de células vermelhas no sangue do animal, levando-o a anemia. Se forem ingeridos em grandes quantidades podem causar intoxicação com sintomas como fraqueza, vômito, apatia, falta de apetite e de ar.

Bebidas com cafeína: Não importa a quantidade ingerida, a cafeína pode ser letal para o cachorro e não há antídotos. Causam uma reação no corpo do cachorro similar a um envenenamento. Os sintomas são: Agitação, respiração acelerada, palpitações cardíacas, tremores musculares, convulsões e sangramento. É importante ressaltar que a cafeína pode ser encontrada em alimentos como chá, café, bebidas com cacau, chocolate e energéticos, além de alguns medicamentos para resfriados e analgésicos humanos também podem conter cafeína.

Ossos: Cozidos, fervidos ou esquentados podem ser responsáveis por lesões nos dentes e boca, caso o osso fique colado na parede no estomago causam problemas estomacais e até hemorragia, se o animal engolir um pedação pontiagudo. Opte pelas opções industrializadas, pois não possuem este tipo de risco.

Frutas com sementes: Como já mostramos aqui no blog possuem algumas frutas que os cachorros podem comer, mas sem as sementes. Porque os caroços presentes em frutos podem causar uma inflamação no intestino delgado dos cães, além disso, podem causar obstruções, hemorragias e até envenenamento. Em caso de dúvidas sobre quais frutos o seu pet pode comer consulte um veterinário.

Doces e comidas açucaradas: Os doces em geral e alguns produtos de panificação possuem o xilitol, esta substancia é responsável pelo aumento da insulina que circula no corpo do cachorro, causa uma alteração na taxa de açúcar do cão e pode leva-lo a insuficiência hepática. Sintomas: eventualmente o cão pode ter convulsões. A insuficiência hepática leva alguns dias para se manifestar.

E para completar a nossa lista temos as bebidas alcoólicas, como cerveja, licor, vinho e bebidas em geral que contenham álcool. Claro que obviamente este tipo de bebida nunca deveria ser oferecido aos pets, uma vez que este tipo de bebida faz mal também para os humanos e nos cachorros tem o mesmo efeito no fígado e cérebro. No entanto, os malefícios para os cães podem ser ainda maiores, uma vez que causam vômitos, diarreia, alterações no sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até a morte. De acordo com as proporções, quanto menor for o cão, maior o efeito.
Petisco especializado para cães

Postagens mais visitadas