Hipertermia em Animais
Hipertermia

A Hipertermia é o aumento da temperatura do corpo mais a falta da capacidade de esfriar. Nos animais é considerado um quando de hipertermia quando a temperatura está acima de 39,5°C.
Em países quentes como o Brasil é muito comum os pets sofrerem com a hipertermia, em alguns casos graves a elevação da temperatura corporal pode causar um colapso no organismo do animal e levar a morte.
Situações que podem ocorrer
A hipertermia geralmente ocorre quando o animal fica exposto a uma grande radiação solar durante muito tempo. Exemplo deixar o pet preso aonde pega muito sol, mesmo que tenha água a disposição pois a água vai esquentar e o pet não vai tomar. Outro exemplo é deixar o cachorro ou gato preso dentro do carro, mesmo se for por pouco tempo, pois o interior do carro fica quente muito rápido.
Outras causas da hipertermia é o excesso de atividades físicas e a obesidade.
Como o cachorro se refresca?
O cachorro equilibra a temperatura do corpo através da respiração e do focinho, quando eles ficam muito ofegantes eles estão fazendo a troca de ar, ou seja, colocando pra fora o ar quente que esta dentro dele e colocando o ar do ambiente pra dentro e assim equilibrando a sua temperatura. E em ambientes muito quentes essa tarefa pode se tornar impossível.
Sintomas da Hipertermia em Animais
Estes sintomas podem ser notados em cachorros e gatos submetidos a um ambiente muito quente, e até em viagens muito longas e com pouca ventilação.
- Respiração rápida;
- Hipersalivação;
- Saliva espessa;
- Mucosas de cor vermelho escuro (cor de tijolo);
- Tremores musculares;
- Vômitos;
- Diarreia;
- Falta de coordenação motora (andar cambaleante);
- Perda de consciência;
- Desmaios;
- Convulsões.
A Hipertermia pode causar
Além do óbito do animal, a hipertermia ainda pode causar: Edema pulmonar, Prostração e Parada Cardíaca. Pois isso os sintomas devem ser notados de imediato e o animal deve ser levado imediatamente ao veterinário.
Primeiros Socorros
Assim que identificado os sintomas pelo responsável é necessário retirar imediatamente o pet da exposição ao sol ou do lugar superaquecido e colocar ele em um lugar mais fresco, resfriar as patas e a região do pescoço e cabeça do animal com toalhas molhadas ou água fresca. Nunca utilize gelo ou água muito gelada, pois o resfriamento muito rápido pode causar um choque no sistema do animal levando a morte do mesmo. Ofereça a ele água fresca, mas não force a tomar líquidos, principalmente se estiver inconsciente ou convulsionando. Se possível levar o animal imediatamente ao veterinário.
Prevenção
Para prevenir que o seu pet sofra de hipertermia deixe sempre a disposição dele água fresca, deixar a disposição um lugar fresco e a sombra para que o seu pet possa descansar e nunca o deixe em locais que podem pegar muito sol. Em animais de pelo comprido é recomendada a realização da tosa de verão.
Evite exercícios rigorosos ou caminhadas muito longas em dias muito quentes, prefira trajetos com sombra e evite locais com sol direto, pois o chão pode estar muito quente e queimar a pata do seu cachorro. E evite colocar roupinhas nos pets nesta época do ano, o seu pet agradece!
Gostou do post? Curta, compartilhe e comente!
Obrigado e até o próximo post!