Raças de cachorros: Basenji, o cão que não late!

Raças de Cachorros: Basenji




Basenji
O Basenji é uma das mais antigas raças que se tem registro, e como poucas raças ele se originou na África. Foi descoberto, mais especificamente, no Congo Africano vivendo com caçadores pigmeus. Na época era comum nomear os cães de acordo com a tribo ou com a área em que viviam. A sua função principal nas tribos era como caçador, ele ajudava os caçadores das tribos levando as caças até as armadilhas.

Começou a ser considerado um animal de estimação em 1930 quando foram exportados da África para a Inglaterra, com sucesso, pois anos antes a exportação foi realizada sem sucesso, pois os cães morriam de doenças quando chegavam à Inglaterra. Foi quando recebeu o nome de Basenji, após ser levado para a América a raça foi popularizada como animal de estimação e como cão de exposição.

Características da Raça


O Basenji possui um temperamento um pouco agressivo, para um cachorro de caça, porem, ao mesmo tempo ele é brincalhão, alerta, afetuoso, energético, inteligente, curioso, obstinado, independente e reservado. Não é considerado muito fácil o adestramento em cães desta raça por causa do seu temperamento forte e independente.

Atualmente as raízes de caçador ainda permanecem com o Basenji e umas das atividades que ele mais gosta são caçar e rastrear. Precisa de estímulos físicos e mentais regularmente ou podem ficar frustrados e destrutivos.

A característica mais marcante desta raça é de ele não latem, o que não significa que seja mudo, eles se comunicam através de uma espécie do chamado yodel, uivos e chiados, e até latem de vez em quando, mas só um ou dois latidos de cada vez.

Os cães da raça Basenji vivem em média de 12 a 16 anos, os machos desta raça medem de 41 cm a 43 cm de altura e podem pesar de 10 a 12 kg, já as fêmeas medem de 38 cm a 41 cm e pesam de 9 a 11 kg, sendo menor e mais leve em consideração aos machos de sua espécie.

Cuidados com o Basenji


Ele é um cachorro extremamente ativo, precisa de exercícios físicos e mentais diariamente, sendo facilmente resolvidos com longos passeios e brincadeiras lúdicas. Ele fica melhor vivendo dentro de casa, mas com acesso total ao quintal, seu pelo é curto e fácil de manter, precisando de algumas escovadas de vez em quando para remover os pelos mortos.




Gostou de conhecer o Basenji? Então Curta, comente e compartilhe, quero saber oque vocês acharam desta raça.

Obrigado e até o próximo post!

Postagens mais visitadas