Raças de Cachorros: Basset Hound

Basset Hound


Basset Hound
Ou simplesmente Basset é um típico cão de caça, não possui registros de como a sua raça foi desenvolvida e nem quando, porem é possível encontrar registros de caças realizadas no Antigo Egito com as descrições do Basset. Ele era muito usado nas caçadas porque os caçadores poderiam seguir ele a pé, por causa da sua estatura o Basset é um rastreador lento com o olfato muito apurado ele é capaz de seguir o rastro até encontrar a sua presa.

O Basset foi criado na França, na idade média, supostamente por Monges, para caçar lebres e coelhos.



Características da Raça


Padrão da raça Basset Hound
O Basset Hound é um perseguidor talentoso e determinado, é difícil tira-lo de seu curso, é capaz de seguir um rastro até o fim e assim acabar se perdendo. Em geral é considerado uma raça bem-humorada e fácil de conviver. É extremamente manso, apegado ao tutor e carinho, possui um temperamento calmo e tolerante sendo uma ótima companhia para crianças, porem as crianças devem tomar cuidado para não pressionar as costas durante a brincadeira.

É um cachorro amigável, brincalhão e extrovertido, se da muito bem com outros animais, porem não gosta muito de ficar sozinho, quando fica sozinho costuma uivar. Por isso que para os casos onde o tutor fica muito tempo longe de casa é indicado ter outro animal de estimação para brincar com o Basset.

O Basset é uma raça de fácil adestramento, porem ele aceita mais o adestramento com recompensas, pois com base em castigos ou punições ele se torna teimoso e indiferente. Ele é guloso por natureza e por essa razão aceita muito bem o adestramento com petiscos como recompensas.

Expectativa de vida do Basset é de 8 a 12 anos, eles podem medir em torno de 35 cm e o seu peso médio é de 18 a 27 kg.

Cuidados com o Basset


Muito curioso, o Basset é um cão que gosta de investigar e é recomendável que use coleira e guia durante os passeios para garantir a sua segurança. Ele é um cão calmo e gosta de tirar suas sonecas, mas precisa de exercícios diários para garantir a sua forma. São recomendadas caminhadas diárias leves, sem muito esforço, e brincadeiras no pátio.

A falta de exercícios pode causar obesidade no Basset, e a obesidade é um perigo para esta raça, especialmente por que contribui para a doença do disco intervertebral.

Higiene


Seu pelo necessita de uma higiene mínima, porem a região da boca e as rugas precisa de limpeza com frequência, pois os Basset costumam babar.



Até o próximo post!

Postagens mais visitadas