Uso de anticoncepcionais em gatas

NÃO de anticoncepcionais para a sua gata



anticoncepcionais podem matar
Infelizmente ainda existem tutores de gatas que preferem dar anticoncepcionais em suas gatas, alguns podem até alegar que não sabem os riscos de se dar anticoncepcionais pois não foram informados corretamente, o problema que muitas vezes quem aplica são os mesmos que vendem, ou seja, por funcionários de petshop e não por veterinários, alguns ainda compram o produto e eles mesmos aplicação a injeção em sua gata.

Existe também aqueles tutores que já ouviram falar dos riscos de se aplicar anticoncepcionais, mas dizem que se trata apenas de uma lenda, ou boato. Mas o fato é que a grande maioria dos tutores aplica o anticoncepcional por ser mais barato que a castração, o que eles não sabem que neste caso o barato sai caro!

O anticoncepcional aplicado nas gatinhas é um derivado do hormônio chamado progesterona. Esse hormônio é naturalmente produzido pelos ovários e pela placenta das gatas, mas quando administrado em doses altas para evitar o cio é capaz de causar câncer de mama, hiperplasia mamária benigna, infecção de útero e, se a gata receber a injeção durante a gravidez, pode causar morte dos filhotes. Vamos esclarecer como funciona o processo de cada uma dessas doenças a começar pelo câncer de mama.

Câncer de Mama


De cada 10 tumores de mama nas gatas, nove são malignos, ou seja, cânceres. O principal agende causador do câncer de mama nas gatas é o hormônio aplicado como anticoncepcional. Isso porque os carcinomas mamários(nome do câncer mais comum) cresce em função da progesterona, ou seja, ela serve como “alimento” para o tumor. A melhor maneira de prevenir essa neoplasia é castrando a gatinha antes do primeiro cio e NUNCA aplicar anticoncepcional.

Hiperplasia Mamária Benigna


É um aumento exagerado das mamas das gatas, mas que não apresenta caráter maligno. Apesar disso, causa muita dor no local e a gatinha precisa ser castrada para diminuir a hiperplasia. Se isso não for feito pode desenvolver mastite, que é uma infecção das mamas e até necrose. Nos casos mais graves pode ser necessária uma mastectomia total, que é a retirada cirúrgica das mamas.

Piometra / Infecção Uterina


O hormônio progesterona causa aumento na espessura do útero das gatas, que em longo prazo pode acumular secreções que servem de “alimento” para bactérias. A piometra, que é uma infecção do útero, é uma doença muito grave que precisa ser tratada com antibióticos e cirurgia de castração de emergência.

Morte Fetal


Muitas vezes o anticoncepcional é aplicado antes que o proprietário descubra que a gatinha está grávida. Nesses casos a presença desse hormônio não permite que ocorra todo processo de desencadeamento do parto, como contração do útero e dilatação do canal do parto para passagem dos filhotes. Dessa maneira os gatinhos não conseguem nascer, morrem e colocam a vida da gatinha em perigo, que pode morrer por infecção uterina e septicemia.

Dica


As gatas podem entrar no cio a partir dos 5 meses de vida e este período pode durar em média de 10 dias, mas este período pode variar de 8 a 12 dias conforme o histórico da gata. As gatas entram no cio a cada 2 meses. Então eu sugiro, se você é tutor de uma gata com mais de 5 meses e não tem dinheiro para pagar a castração, não de anticoncepcionais, junte aos pouco o dinheiro para a castração e enquanto isso fique atento aos sinais que a sua gata esteja entrando no cio e durante este período evite deixar que ela saia sozinha de casa e cuide para que os gatos machos a visitem, só até quando você já tiver todo o dinheiro para a castração.

Como saber se a gata esta no cio?


Você pode notar algumas mudanças no comportamento dela, nessa época elas ficam inquietas, andas com a cauda e o bumbum levantados, ao mesmo tempo em que abaixa o corpo. O miado muda e os gatos da rua podem aparecer no pátio, e ela vai querer ir pra rua com mais frequência.

Relato: O Uso de anticoncepcionais podem matar o seu gato


Mesmo apos saber sobre as doenças que o anticoncepcional pode causar nas gatas, você ainda não se convenceu sobre a importância de optar por castrar ao invés do anticoncepcional, click na imagem abaixo e veja o relato verdadeiro de uma gatinha que por pouco não morreu por causa do anticoncepcional.
Relato de uma sobrevivente


Agora que você conhece todos os motivos já pode parar de aplicar hormônio na sua gatinha. Passar essa informação adiante também pode ajudar quem não tem esse conhecimento e assim você ajudará a salvar outras vidas!

Gostou do post de hoje? Curta, comente e compartilhe!
Até o próximo post!

Postagens mais visitadas