A Criminalização do Criador
O que aconteceria se não houvesse mais criadores de raças??
Muitas pessoas já lhe disseram? “não compre adote”, “amigo não se compra” e por ai vai, existem campanhas de “o politicamente correto” onde passam a perpetuar a imagem dos criadores como aproveitadores e torturadores.![]() |
Malamute do Alasca |
Antigamente os cães eram utilizados em tarefas, a sua grande maioria eram cães de trabalho, como Malamute do Alasca utilizado para carregar trenó, Boiadeiro de Berna utilizado atividades de montanha, Doberman utilizado em guarda, Boiadeiro Suíço usado como cães de guerra, Border Collie usado no pastoreio, Yorkshire era utilizada como caçadora de roedores.
Agora devido aos avanços das tecnologias as atividades antes realizadas pelos cães foram gradativamente substituídas, onde seus donos foram migrando para os centros urbanos e levando seus cães domesticados fazendo com que deixem de ser cães de trabalho e passem a ser cães de companhia.
Nos dias atuais não precisamos mais de Yorkshires caçando ratos, Rotweilers protegendo o gado, hoje as raças diversas existem para fazerem funções diferentes das quais foram estudadas e desenvolvidas.
O que move a preservação das raças de cães são as pessoas que desejam animais com características físicas e comportamentais diferentes. Se todas as pessoas resolverem adotar animais ou se a criação de cães for proibida, as raças irão desaparecer em muito pouco tempo.
Raças com risco de extinção
![]() |
Leonberger |
Já temos vários exemplos de raças sob enorme ameaça: Leonberger, Puli, Cão de Água Português, Löwchen,… essas raças correm risco de extinção devido ao pouco interesse das pessoas em ter um exemplar, consequentemente os criadores acabam por não se interessar em criá-los. Hoje elas só existem devido a criadores realmente apaixonados em preservar esses animais.
Portanto, a divulgação e comercialização de cães é fundamental para a preservação das raças de cães.
Leis regulamentadoras para criação
Precisamos de leis regulamentadoras onde os órgãos competentes fiscalizem para garantir que essa criação seja realizada de maneira a dar o melhor bem-estar aos animais.
A crescente “criminalização” do criador coloca em risco as raças de cães. Vemos o que ocorre com as raças quando os leigos efetuam acasalamentos indiscriminados… Em pouco tempo surgem animais que fogem ao padrão, se tornam agressivos e com características físicas distintas.
"O criador responsável não é o inimigo ele é sim um perpetuador e preservador da beleza, tipicidade e boa saúde no qual busca a herança genética das melhores gerações, quem ama animais sim adotam e também compram, COMPRAR OU ADOTAR É OPÇÃO NÃO ABANDONAR É MAIS QUE SUA OBRIGAÇÃO."
Autora: Cristiane Dourado