Cuidados com a Saúde do seu Porquinho da Índia

Saúde

É sempre importante que se fique atento a saúde do seu porquinho, para isso o ideal é você fazer um exame semanal de saúde, para sempre estar atento, a qualquer sinal de doença deve-se ser ágil pois por ser um animal muito pequeno, uma doença pode complicar com muita rapidez, levando o porquinho ao óbito em um ou dois dias.

Exame semanal de saúde


Pese seu porquinho-da-índia uma vez por semana e registre, para saber de qualquer alteração.

Observe os dentes incisivos: se estão partidos ou descolorados, se estão sendo gastos corretamente, se estão muito grandes ou se o porquinho baba.

Examine as patas: verifique se tem calos, se as unhas estão muito grandes, se tem algum inchaço.

Observe as orelhas: verifique se não há sujeira dentro das orelhas, se estão irritadas, se não estão machucadas por alguma briga.

Examine a pele: procure protuberâncias ou altos, principalmente por baixo do queixo, verifique se não há feridas, pulgas, piolhos.

Examine as genitais: se a área esta molhada ou inflamada, se possui um macho, aprenda como verificar o ânus e o saco perineal, como macho marca o território, pode ficar material da cama ou da forragem da gaiola alojado no seu saco, os machos mais velhos podem necessitar de um limpeza regular, no caso das fezes não saírem normalmente. Quando pegar um macho, coloque a sua mão por baixo da anca, sentirá algo duro dentro da bolsa se o porquinho estiver com fezes retidas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Veja Também

Adotar: Animais de Estimação
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que é normal e o que não é normal?

  • Fezes: As fezes devem ser uniformes e ovais, da cor castanho médio a escuro. Fezes esverdeadas e com cheiro podem (caecal pellets) que os porquinhos-da-índia ingerem (necessários para uma boa nutrição). Fezes maciças podem indicar retenção de fezes. Fezes mais pequenas e/ou em forma de lágrima podem indicar desidratação e/ou que o porquinho esta comendo menos. Diarréia pode ser uma ameaça a vida do porquinho. Se as fezes forem apenas mais moles, pare de dar vegetais temporariamente e isso ajudará. No caso da diarréia procure um veterinário imediatamente, pois pode indicar uma séria infecção por parasitas ou bactérias. 
  • Urina: A urina deve ser de cor clara ou um pouco escurecida, o que causa esse escurecimento são compostos de cálcio. A urina normal não é de textura arenosa, urina seca normal pode deixar um pó branco composto de cálcio, mas a urina de textura arenosa pode indicar lixo na bexiga. Algumas vezes a urina pode mudar para uma cor alaranjada, quando fica depositada por algum tempo. Porquinhos-da-índia muito novos muitas vezes têm a urina com uma cor alaranjada ou acastanhada. Uma urina com cheiro demasiado forte pode ser um sinal de desidratação. Sangue na urina não é normal e pode ter como causa uma infecção urinária, pedras na bexiga ou (nas fêmeas) problemas reprodutivos como infecções no útero.
  • Perda de peso: é um sinal precoce de várias doenças, para ajudar a monitorar a saúde do seu porquinho, pese ele uma vez na semana, todas as semanas. Faça um manual, onde você deve anotar os registros de peso semanais, os tratamentos, e etc., para estar ciente de qualquer alteração em seu histórico. Apesar do peso do porquinho mudar ligeiramente durante o dia, uma perda de peso de 55g a 85g pode ser sinal de um problema. Se o porquinho perder 115g ou mais, procure um veterinário imediatamente.
  • Consumo de água: O consumo de água é diferente para cada porquinho, se o porquinho comer bastantes e diferentes vegetais (molhados e ainda úmidos), pode parecer que o porquinho bebe muito pouca água. Se esta preocupado com isso, procure sinais de desitratação. O consumo excessivo de água pode indicar diabetes ou um não funcionamento correto dos rins. Outra razão pode ser dor, animais doentes (especialmente com problemas molares) podem não conseguir comer, mas bebem água excessivamente. Certifique-se que seu porquinhos não esta apenas brincando com o bebedouro, ou que o bebedouro não esteja vazando, se suspeitar que seu porquinho esta bebendo água demais.
  • Olhos: Os olhos devem estar limpos e simétricos, olhos com crostas são um sinal de infecção por bactérias. Trate possíveis ferimentos nos olhos imediatamente para prevenir a perda de um olho. Olhos aguados podem significar desidratação. Alguns porquinhos-da-índia desenvolvem uma perturbação chamada “olhos de ervilha”, na qual a conjuntiva branca (membrana dos olhos) esta visível. Procure tratamento se existem lágrimas, crostas ou vermelhão (inflamação). OBS.: Os porquinhos-da-índia segregam usualmente um fluido leitoso e branco que serve para limpar o focinho.

Medicação Perigosa:

Todos os antibióticos afetam a flora intestinal do porquinho-da-índia. Alguns são mesmo tóxicos e podem causar uma diarréia que levará o porquinho ao óbito. Aamoxicilina (amoxicillin, encontrada na Clavamox) é muitas vezes prescrita errada por veterinários inexperientes. Não permita que o veterinário prescreva amoxicilina ou qualquer outro medicamento com base de Penicilina. Um veterinário experiente em porquinhos-da-índia não deve nunca prescrever um destes medicamentos e deve estar apto a providenciar uma lista mais completa de medicamentos tóxicos.

Medicamentos que devem ser evitados: Esta lista inclui alguns dos mais mortais antibióticos, evite estas substancias, assim como seus derivados e genéricos. Estas substancias podem causar uma diarréia fatal e irreversível, logo, não devem nunca ser usadas e só vão piorar o problema.

  • Amoxicilina (amoxicillin);
  • Ampicillin;
  • Bacitracin (bacitracina);
  • Cephalosporins;
  • Cephalexin;
  • Cefazolin;
  • Chlortetracycline;
  • Clindamycin;
  • Dihydrostreptomycin;
  • Streptomycin;
  • Erythromycin;
  • Lincomycin; Oxytetracycline;
  • Penicillin (penicilina);
  • Cefadroxil.

Como identificar doenças porquinho-da-índia:

Porquinhos-da-índia são ótimos animais de estimação, mas eles podem rapidamente ficar doentes e precisar de tratamento com igual rapidez. Por ser um animal pequeno, a doença pode se tornar irreversível com muita rapidez, por isso ao primeiro sinal de doença devemos começar o tratamento.

Abaixo alguns sinais de doenças:

  • Falta de apetite é um importante sinal de doença, porquinhos comem muito durante o dia para o intestino ficar sempre em atividade, e quando eles não comem algo esta errado. Em alguns dias os porquinhos comem mais e em outros comem menos, mas uma notável falta de apetite por mais de um dia deve soar um alarme.
  • Isto pode soar estranho, mas as mudanças nos hábitos intestinais pode ser outro sinal de doença.

Postagens mais visitadas